Como a podemos usar?
 

É ideal para acrescentar a snacks tais como:

-Barrando em tostas de arroz, tostas integrais ou frutas.
-Adicionada a batidos, papas de aveia, iogurtes e até bolos.

Que quantidade devemos comer?
 

Uma colher de sobremesa é suficiente para a grande maioria das pessoas usufruir dos benefícios da mesma, sem aumentar muito a ingestão calórica. No entanto para quem quer aumentar de peso, de forma saudável, é sem dúvida uma excelente opção acrescentar manteiga de amendoim na alimentação em quantidades mais significativas.

A Manteiga de Amendoim Engorda?

Tem muitas calorias?


Sim. As calorias presentes na manteiga de amendoim são elevadas, cerca de 580kcal por 100g, e por isso deve ser bem doseada, de acordo com o tipo de biótipo e estilo de vida de quem a consome.

Mas não podemos avaliar se um alimento é ou não saudável pela quantidade de calorias que tem. A manteiga de amendoim é uma oleaginosa, rica em gordura! Mas estas gorduras (monoinsaturadas e polinsaturadas) são muito saudáveis, permitem-nos baixar o mau colesterol (LDL) e prevenir o risco de doenças cardiovasculares. Mas não ficamos por aqui, a manteiga de amendoim é rica em antioxidantes, proteína e vitaminas, E + B3.

Manteiga de Amendoim | Engorda? É Saudável? Quando Comer e que Quantidade?

Então é 100% Saudável?


Não. A manteiga de amendoim não é toda saudável, é importante saber como escolhê-la. Se olharmos para os rótulos das manteigas comercializadas nos hipermercados habituais, verificamos que na lista de ingredientes se encontram, na grande maioria, uma série de ingredientes além do amendoim, para que desta forma a sua duração seja maior e claro, fiquem mais docinhas ao nosso paladar. Exemplo de ingredientes extra: açúcar; sal; óleos e gorduras trans (más).

Por isso para a manteiga de amendoim ser realmente uma boa opção, e mais saudável, devemos ter em conta, não a tabela nutricional, mas sim os ingredientes presentes na mesma. Quanto mais natural for, mais saudável será. 

Como escolher a melhor Manteiga de Amendoim?

A manteiga de amendoim que eu consumo é 100% natural, e tem somente amendoins na composição. Por norma encontramos manteigas mais naturais em lojas online; lojas especializadas; lojas de suplementação; e até em algumas ervanárias.

O único ingrediente na Manteiga de Amendoim deve ser o amendoim! Se possível, devemos procurar consumir manteiga de amendoim orgânica (vejam aqui) porque os amendoins convencionais (antes de serem manteiga de amendoim) são cultivados com muitos tipos de pesticidas, devemos procurar minimizar, sempre que possível, os químicos na nossa alimentação.

Podemos fazer Manteiga de Amendoim em casa?


Sim, sem dúvida! Também se pode fazer em casa a nossa própria manteiga de amendoim (ou até de outros frutos secos). É tão simples como processar os frutos secos até ficarem num género de pasta. Desta forma temos manteiga de amendoim 100% natural (se usarmos obviamente frutos secos naturais - sem adição de sal ou frituras). Para quem quiser experimentar, deixo apenas uma dica, antes de triturarem/processarem os frutos secos, levem ao forno ou numa frigideira (sem adicionar nada extra) para ficarem mais torradinhos, ficam extra saborosos!

 

Qual a melhor altura para comer Manteiga de Amendoim?


A manteiga de amendoim pode ser consumida a qualquer altura do dia, mas consumida na refeição de pré-treino poderá ser o momento ideal para nos dar mais energia. Pode ser também consumida na última refeição antes de dormir, combinada com uma fonte proteica irá atrasar a digestão e manter-nos bem nutridos durante o sono.

Bons motivos para consumir Manteiga de Amendoim:
 

1.  FAZ BEM AO CORAÇÃO

Sendo rica em gorduras boas, contribui para a prevenção de doenças cardíacas e regulação do colesterol.

 
2.  ÓTIMO PARA QUEM TREINA

A manteiga de amendoim tem nutrientes essenciais para garantir maior rendimento energético nos treinos.

 


3.  TORNA A NOSSA PELE MAIS BONITA

O consumo de manteiga de amendoim ajuda a promover a formação de colagénio, ajudando a manter a nossa pele firme e jovem, por mais tempo.

 


4 .  AJUDA A SACIAR A FOME

A manteiga de amendoim sacia-nos e além disso, ajuda a minimizar a vontade de comer algo doce e menos saudável.

Exemplos de Boas Manteigas de Frutos Secos:

Clica nas seguintes opções para visualizar:

Manteiga de Amendoim

Manteiga de Amêndoa
Manteiga de Caju
Manteiga de Amendoim Orgânica (Novo)

Manteiga de Amêndoim & COCO (Novo)

Manteiga de Caju & BAUNILHA (Novo)

Receitas Saudáveis com Manteiga de Amendoim:

Cheesecake de Chocolate e Manteiga de Amendoim
Bolinhos de Coco e Manteiga de Amendoim

Sorvete/Gelado de Batata Doce e Manteiga de Amendoim

Mais sobre Manteiga de Amendoim:

Manteiga de Amendoim em Pó