Restaurantes Dori e Adega Telheiro
No meu dia de Aniversário (28/02) decidimos que íamos almoçar e jantar fora.
Ambos damos preferência a comida tradicional portuguesa, e isso não é problema na nossa
Cidade (Aveiro) em termos de escolhas. Somos muito bem servidos com restaurantes de muito boa qualidade.
Restaurante Dori
Para o almoço escolhemos o Restaurante Dóri na praia da Costa Nova. Por acaso nenhum de nós lá tinha estado antes, mas sabíamos que era um espaço altamente recomendado da região.
Sobre o espaço em si, é muito agradável, e com uma vista linda sobre a ria. Claro que merecia
um solzinho para tirarmos total partido do local.
Apesar de ser bem conhecido pelo peixe, ambos estávamos com vontade de comer carne e assim foi. Mas primeiro começámos como é de praxe por um pãozinho com manteiga.
De seguida pedimos um Terra e Mar para mim, e um Naco de Vitela para o Gonçalo. Ambas as carnes eram tenras, muito saborosas, apenas mereciam mais sal. As batatas fritas que acompanhavam a carne estavam no ponto certo. Caseiras e sem óleo em excesso, top mesmo.
Também tivemos direito a uma pequena salada, demasiado tímida em tamanho. Ah, e claro, os camarões que acompanhavam o meu Terra e Mar eram carnudos e estavam 5 estrelas.
Por fim, consideramos o preço dentro de um valor normal de um bom restaurante. Não é um restaurante de diárias, mas os preços não são altos. E claro, numa 4ªfeira à hora de almoço num dia de chuva não tivemos problema com mesa ou qualquer tempo de espera no atendimento como seria de esperar.
Sem dúvida que tencionamos voltar e desta vez para apreciar o tão bem falado, marisco!
Restaurante Adega Telheiro
Ao jantar fomos ao Restaurante Adega Telheiro, que fica localizado no centro de Aveiro, mais concretamente na Praça do Peixe. É um restaurante que vamos regularmente. Na verdade é o nosso favorito por Aveiro. É a comida típica portuguesa no seu melhor.
Começámos com o típico pão com manteiga, queijinhos serranos e uma broa deliciosa com canela.
Para pratos principais escolhemos três, isto porque o meu pai também participou do jantar. Bacalhau na côdea (açorda de bacalhau), Bacalhau à Brás e uma Espetada de Picanha.
E perguntam-se vocês, dois pratos de bacalhau? Sim, porque adoramos bacalhau e o bacalhau aqui é dos deuses literalmente, seja ele qual for. Sobre o bacalhau não há muito a dizer. É simplesmente a melhor açorda que já comi.
Estou a usar:
calças Freddy
casaco Zara
camisola Primark (tamanho L)
botas Primark
carteira Parfois
brincos Coisas de Mulher
colar Stradivarius
Já o Bacalhau à Brás estava top! Pedimo 1/2 dose e mesmo assim, foi muito bem aviada. Nada gorduroso, com a proporção certa de batata e bacalhau. Estava repleto de sabor.
A Espetada de Picanha era bem generosa de carne e bem acompanhada por um feijão preto, muito bem condimentado e arroz branco, ambos 5 estrelas.
Sobre o Telheiro, dado o dia que foi não houve problema com mesas, no entanto numa 6ªfeira ou num Sábado sem reserva pode complicar.
Os preços são justos pela qualidade que tem. Pratos generosos e cheios de sabor. Tal como o Dóri, não é barato, mas não há valores exagerados no menu.