Visto que me encontro de momento em Off Season, têm surgido muitas questões levantadas pelos seguidores da Scoop by Scoop, e por isso decidi começar a responder às questões que colocam nos comentários via instagram/facebook desta forma.

O que é "Off Season"? Quando se está em "Bulk" qual a dieta que é recomendada? Como posso ter maiores ganhos musculares nesta fase?

Existem pessoas que procuram manter-se definidas mesmo depois da competição, tal como outras que após competição acabam por ficar completamente “fora de forma”. Nós defendemos que deve existir um equilíbrio entre estes dois estados.

O que é "Off Season"?
 

O off season é a fase em que se procura um aumento significativo da massa muscular através de uma dieta com um aporte calórico mais elevado e um estimulo de treino também diferente, para que com isto se consiga atingir um aumento de volume muscular com o mínimo possível de gordura acumulada. Não existe uma preocupação em “crescer definido”, isto é, não existe a necessidade de evoluir fisicamente evitando ao máximo perder a definição, aliás para que existam ganhos musculares de qualidade é necessário perder definição. Desta forma o nosso corpo terá um “equilíbrio” e todos os nutrientes que lhe dermos serão melhor absorvidos e isso irá refletir-se na qualidade dos nossos treinos e consequentemente resultados físicos.

 

Off Season | Fase de ganhos musculares

Como treinar para Hipertrofia?
 

Off season é uma época de “investimento” e por isso não deixamos a dieta de lado para comer todos os dias o que nos apetecer, tal como não deixamos de treinar ou começamos a treinar como bem quisermos. E no que toca a treinar, há uma regra que na Scoop by Scoop defendemos e procuramos passar aos nossos seguidores, independentemente da fase em que nos encontramos, é fundamental e obrigatório: treinar com o máximo de intensidade possível. E quando falamos de intensidade, não nos referimos às cargas pesadas, mas sim em “treinar ao limite”. Até porque se treinar com cargas absurdas de peso fosse sinónimo de ganhos musculares, os powerlifters seriam muito mais musculados que os bodybuilders, mas não é isso que acontece.

De uma forma muito muito muito simples de entender: nos treinos devemos procurar usar cargas que nos permitam chegar às últimas repetições já a falhar o movimento, ou seja, dando o nosso limite.

O que comer em "Off Season"?
 

Para nós Off Season não é sinónimo de “férias da dieta”. Comemos “igual” o ano inteiro, mas é claro que existem deslizes pois tanto eu como o Gonçalo somos grandes apreciadores de boa comida, adoramos comida. Mas somos regrados, temos objetivos bastante vincados e não deixamos ser dominados por impulsos momentâneos.


Não somos fãs de mudanças drásticas na dieta, quando o objetivo é perder gordura ou mesmo ganhos de massa muscular. O nosso corpo para funcionar bem e reagir a todos os estímulos precisa de “equilíbrio” e quando esse equilíbrio sofre alterações drásticas, existem consequências negativas que a nível físico, quer a nível psíquico: perda de massa muscular; ganhos de gordura; mudanças súbitas de humor; depressão; etc.

Para atingirmos os resultados que queremos, têm que existir regras. Como eu digo sempre, se fosse “fácil” todos tínhamos corpos exuberantes sem sacrifícios.