Bolo Rápido de Aveia - Forno & Microondas

Bolo de Aveia no forno
Esta versão da receita faço-a para que dure 3 dias. No final divido o Bolo em 3 partes (correspondem então a 3 refeições para 3 dias), guardo-as no frigorífico e na hora de comer, com a tesoura de cozinha (torna-se mais rápido para cortar) corto o bolinho em pedacinhos para ficar com este aspecto e comer como se fosse uma "papinha".

100g aveia instantânea de chocolate

50g flocos de trigo sarraceno

400g claras de ovo

30g whey de chocolate

2 c.café de fermento

4g adoçante líquido

1 c.café de goma xantana

Preparação

1. Num recipiente largo triturar: a aveia; as claras e a whey.

2. De seguida adicionar à mistura: a goma xantana e o adoçante, voltando a triturar bem para que a goma dê a consistência pretendida.

3. Por fim adicionar o fermento e os flocos de sarraceno, envolvendo ambos muito bem na mistura (como se estivéssemos a bater ovos)

4. Colocar a mistura numa forma de silicone estreita para que o bolo fiquei pequeno, mas alto, e levar ao forno pré aquecido a 180º durante 15min (no final do tempo, desligar o forno mas deixar o bolo a cozer na temperatura residual do mesmo).

5. Deixar arrefecer e dividir o bolo em 1/3. Cada parte deve ser cortada em pedacinhos e regada com o que quiserem. Eu gosto muito de misturar colageno de chocolate ou mesmo whey com pouquinha água para ficar uma mistura bem cremosa (tipo mousse) e depois é só colocar por cima do bolo (como na foto).

Na fotografia acima podem ver pequeno flocos de espelta e mirtilos que fazem a combinação perfeita! Os flocos de espelta são naturalmente crocantes por serem tostados; e os mirtilos com a sua leve acidez natural dão grande harmonia a este bolo de chocolate.

Vou partilhar várias formas diferentes de com a mesma receita conseguirem fazer vários bolinhos diferentes.

 

 

Pormenores como: o tempo de cozedura; a forma como misturamos os ingredientes; o tipo de ingredientes que usamos, (por exemplo: aveia instantânea não é a mesma coisa que farinha de aveia; farelo de aveia ou flocos de aveia).

 

Tudo isto tem impacto no resultado final das nossas receitas.

Vejam a Receita do Bolinho de Aveia Saudável que como todos os dias. É rápido e bastante versátil, vejam só as diferentes opções sem ter que alterar a receita base.

Ingredientes

1. Numa recipiente triturar com a varinha mágica todos os ingredientes excepto os morangos, o fermento e o bicarbonato de sódio.

2. De seguida adicionar à mistura: o fermento e o bicarbonato de sódio; É importante que sejam misturados com uma vara de arames ou adicionados com a ajuda duma peneira e depois misturados com um garfo.

3. Colocar a mistura numa caneca larga ou alta (o bolo vai crescer) e levar ao microondas 01:00 - abrindo o microondas 20'' e voltando a aquecer durante 01:00 (depende muito do que vos disse acima; de como querem o bolo; e do vosso microondas)

3. Estando o bolo com a consistência pretendida, retirem-no da caneca com umas "pancadinhas de amor" para que descole do fundo; e coloquem-no num prato cortando-os em curtas fatias (como na foto) e entre os espaços das fatias adicionem os morangos ainda congelados - Vão descongelar em contacto com o bolo quente e fica uma combinação quente/frio, perfeita!

Adicionem Syrup s/açúcar como topping e se gostarem tanto de canela como eu, polvilhem de forma generosa no topo do bolo, fica delicioso!

Preparação

50g aveia instantânea de baunilha

150g claras

1 c.sopa cacau magro

3g adoçante líquido

1 c.café fermento

1 c.café bicarbonato de sódio

50g morangos congelados

Ingredientes
Bolo de Aveia no microondas
Esta versão da receita faço-a na 10min antes da minha refeição, podem fazer no dia anterior sem problemas mas fica bem melhor quando é comida na hora (a massa fica mais fofa e com maior dimensão).
Neste bolo algo muito importante a ter em conta é o tempo de cozedura, se colocarem pouco tempo a massa vai ficar mole e húmida; se colocarem demasiado tempo fica seca e densa. Por isso encontrem um equilíbrio pois depende muito do tipo de microondas que temos.
Outros formatos e variações

Podem e devem variar os vossos bolinhos!

Adocem com: açúcar de coco; mel; agave; geleia de arroz/coco; adoçante stevia; adoçante líquido.

Adicionem à mistura: canela; cacau magro; coco ralado; sementes de chia/papoila; flocos de espelta; flocos grossos de aveia; etc.

Farinhas alternativas: farinha de aveia; farinha de trigo sarraceno; farinha de coco; farinha de amêndoa; farinha de linhaça; farinha teff; etc... (todas elas irão influenciar na textura e densidade do bolo).

Onde Comprar