top of page

Onde ficar em Roma? Preço e Dicas importantes

Roma é incansavelmente romântica. Não é à toa que escrevendo ROMA de trás para a frente se lê AMOR.

Mesmo se sentindo uma enorme agitação entre turistas quando se visita a cidade, Roma consegue não perder as suas raízes, história, tradições. E a isso se chama identidade, e é a verdadeira alma de uma cidade.

Passei 2 dias + um 1/2 dia em Roma. Foi a 2ª vez que viajei sozinha, mais bem preparada que da primeira vez quando fui para a Viena e Budapeste.

Brevemente vou partilhar convosco uma Roma diferente, vista pelos meus olhos, para já deixo-vos informação e dicas importantes para quem a quer conhecer melhor!

hotel, roma, estadia, dormir, onde ficar, hospedagem, noite, custo, barato, viagem, roteiro, férias, itália, dicas

Onde dormir? Quanto custa? Vale a pena?

O local da minha estadia foi escolhido por mim: Good Life Monti. Fiquei na Suite Deluxe com Banheira de Hidromassagem. E vou ser o mais reta e sincera na minha apreciação.

Viajei para Roma pela Ryanair, os voos (ida e volta) ficaram por 80€. Fiz check in da minha Suite no dia 18 de Setembro às 12:00 e check out às 11:00 no dia 20 de Setembro de 2019. O valor da estadia ficou por 167€ + 7€ de taxa turística. O total (voos + estadia) ficou por 254€.

A localização é boa, cerca de 7min do Coliseu. A rua é segura e movimentada, sem que seja barulhenta ou mal frequentada. Tem mini mercado mesmo ao lado, o que pode dar bastante jeito para umas comprinhas de conveniência.

Sobre a estadia, existem apenas 4 suites nesta "casa de hóspedes", se é que posso titular desta forma, pois não se trata de um hotel. Não existe serviço de hotel, e a partir de determinada hora não há ninguém do staff no local, mas todos os dias há arrumação/limpeza dos quartos.

O meu quarto era sóbrio no que diz respeito à decoração; a cama era confortável; o quarto era abafado mas tinha à disposição de ar condicionado. Tinha pouquíssima luz natural, e por sua vez a luz disponível era tão fraca que precisei acender 2 candeeiros no quarto, e mesmo assim era desconfortável para os olhos, (sorte a minha é que pouco tempo passei acordada no quarto eheh) mas para mim isso foi o fator menos positivo. Por outro lado, encontrei à minha disposição um mini frigorífico no quarto, foi conveniente para melhor conservar alguns snacks, fruta e iogurtes que guardei em "S.O.S" em caso de existir algum zombie apocalipse ou fome noturna.

O quarto dispunha de um closet, uma divisão enorme que eu não estava nada à espera de encontrar pois contrastava demasiado com o que o quarto oferece. Imenso espaço de arrumação, para pendurar e dobrar roupas (maior que o meu "modesto" guarda roupa), com roupeiro, imensas estantes, sapateiras, espelhos... ahhh! e boa iluminação.

Passamos então para o wc, banheiro, casa de banho, quarto de banheiro ou mesmo, toilet. Era bem abastecido em toalhas, tinha boa luz natural e era bem iluminado, ao contrário do quarto. Tinha chuveiro e banheira de hidromassagens, à qual com muita pena minha, não fiz uso. O wc tinha boa aparência e estava limpo, no entanto a banheira, apesar de limpa, não aparentava uma boa manutenção. Alguns pormenores como a alteração da cor (amarelada) em determinados pontos, principalmente nas pecinhas dos aparelhos de hidromassagem. Eu sou muito exigente no que diz respeito à higiene íntima, sobretudo quando pago para que a mesma seja feita. Por este motivo os meus banhos foram feitos no chuveiro, que infelizmente não tinha a pressão de água espectável, tão pouco uma temperatura aceitável. A água era escassa e pouco quente (sorte que esteve bom tempo), o que para lavar um cabelo bastante comprido como o meu, not easy darling!

Outro pormenor que fez o meu sorriso murchar, esse buquê de rosas, os tapetes e o roupão de banho, e até os chinelos de quarto, não existiam. Então para quê estarem na foto? Expectativas vs Realidade, falarei mais abaixo sobre este tema.

Expectativa - fotos retiradas do site

Pequeno almoço ou Café da manhã (segundo os meus queridos seguidores brasileiros).

Comi uma vez e não quis repetir mais. Não havia água ao dispor, sempre que queria beber água tinha que pedir à senhora que se encontrava à entrada para que gentilmente fosse à cozinha (de acesso interdito) buscar um copo de água, quando bastava existir uma bilha na mesa. Havia pão de forma, em Itália com tão bom pão... seria bastante agradável ter um pão fresco, ou pelo menos sem ser de forma e embalado. Além de que o pão estava seco por se encontrar aberto de um dia para o outro. Havia 2 bolos, novamente, com muita pena, eram instantâneos, comprados embalados, e novamente, tal como o pão, muito secos por se manterem também abertos de um dia para o outro. As cápsulas do café não estavam ao dispor, era necessário também pedir que a senhora fosse à cozinha buscar uma cápsula. A fotografia acima, como já mencionei, foi retirada do site. Abaixo deixo a fotografia que eu tirei no pequeno almoço. Conclusão, o pequeno almoço é fraco e por isso fui tomar no dia seguinte o Melhor Pequeno Almoço em Roma. Não sei se é o melhor, mas encheu-me as medidas! Fui parar "ocasionalmente" a um hotel de 5 estrelas +2 (7 estrelas) com estrela michelin, no último andar do hotel, um rooftop com uma vista absurdamente bela, de frente para o Coliseu romano.

Realidade - foto tirada por mim

Como escolher o melhor hotel?

Há vários fatores muito importantes a ter em conta antes de reservar a nossa estadia.

O primeiro passo para encontrar o local ideal é perceber o que realmente estamos à procura. Luxo; simplicidade; conforto; economia? Sabendo o que queremos ao certo é mais simples de fazer a procura.

Eu quando viajo, por norma uso sempre o mesmo site para reservar hotel: Booking.com É seguro, tem os melhores preços e é ótimo para avaliar reviews. Eu mesma faço questão de contribuir com a minha parte. Além de que a médio prazo podemos beneficiar de alguns pequenos descontos extra.

Cliquem aqui para receberem 10% desconto na vossa próxima estadia.

Localização do hotel

É fundamental verificar a localização dos hotéis antes de reservar. De que vale pagar pouco se depois ficamos longe das atrações que nos levaram a fazer a viagem, e desta forma perdemos imenso tempo com deslocações e até dinheiro com transportes.

É importante ter alguns fatores em conta, a proximidade do hotel dos pontos mais "turísticos", onde normalmente se encontram os focos e maiores atrações; a distância do hotel ao transporte mais adequado para a viagem de regresso ao aeroporto. Ter em conta a vizinhança, se é uma zona calma, segura, o que de próximo existe.

Feedback de outros hóspedes

Vale a pena perder uns minutos para ler o feedback de outros hóspedes. A maioria das plataformas permite ver os comentários, tanto positivos como negativos dos hóspedes. É possível ver críticas feitas a funcionários, ao conforto, à localização e limpeza. O que eu procuro de imediato são as críticas menos positivas, mas há que saber filtrar. Se existir mais que um comentário negativo sobre determinado aspeto, há que ter em consideração para que não haja nenhuma surpresa desagradável quando chegar a hora.

Avaliação Fotográfica - Expectativa vs Realidade

É bom princípio também vermos as fotografias tiradas por hóspedes, e não apenas as que são divulgadas pelos estabelecimentos.

Tem que existir uma apreciação ponderada das fotografias disponibilizadas no site (não apenas do hotel, mas do quarto em questão em causa). Hoje em dia tudo é editado. Qualquer "zé manel" sabe alterar os tons/cores numa fotografia. E se esse "zé manel" não tiver grande "sentido de orientação" e ainda fizer dinheiro com isso, vai claramente querer tirar vantagem.

No vídeo que partilhei logo ao início desta publicação podem ver os tons reais do local onde fiquei hospedada. As fotografias que aqui estou a partilhar são as disponíveis no site que referi acima, onde fiz a minha reserva.

Ahhh! Não podia esquecer, não é que eu estivesse à espera de encontrar os chinelinhos de quarto, os tapetes de banho, o roupão e o ramo lindo de rosas no wc, a velinha perfumada no quarto bem ao lado do botão de rosa vermelho, tal e qual como nas fotos! Masss, era fofo fazerem corresponder. Além de que deveriam atender às expectativas que criam ao cliente. Pequenos pormenores que podem tornar toda a experiência e estadia, melhores.

​Curiosidades Extra:

Algumas falhas no servidor de internet, não sei se é habitual mas por momentos deixou mesmo de haver serviço.

Apesar de não tirar partido, o quarto tinha televisão. O banheiro tinha produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo.