Batata Doce | Como Cozinhar? Emagrece? Quais os Benefícios?

O que é?


A Batata Doce é uma raiz tuberosa (nome estranho não é?) cada vez mais comum na nossa alimentação. Tem origem na América do Sul, e felizmente para todos nós que procuramos seguir uma alimentação variada e saudável espalhou-se por todos os cantos do mundo. Pode ser encontrada em várias cores, que diferenciam o tipo de batata doce. Há pelo menos quatro tipos de disponíveis no nosso supermercado: temos a branca, a amarela, a laranja e a roxa.

Quais as diferenças entre os tipos/cores de Batata Doce?


As grandes diferenças passam essencialmente pelo sabor, a quantidade de beta caroteno e a quantidade de antocianinas (antioxidante do grupo dos flavonoides).  Sobre sabor não nos vamos alongar muito, pois é algo pessoal. Mas podemos dizer que preferimos de longe o aroma da branca e da amarela em relação à laranja e à roxa. Quanto aos dois pontos acima, a batata doce branca e amarela é a mais rica em beta caroteno, que é uma substância que o corpo utiliza para produzir vitamina A. Já a batata roxa é a melhor fonte de antocianinas, e estas estão essencialmente na sua pele. Por isso nada de tirarem a pele à batata e comam tudo!

Visto realmente existirem estas diferenças, nada melhor que comer todas as variedades, pois assim absorvemos todos os benefícios que a batata nos tem para oferecer. Afinal a variedade na alimentação é o "segredo" para uma boa saúde.

8 Benefícios da Batata Doce:


Acima já indicámos alguns dos seus benefícios, mas a batata doce tem ainda bem mais para oferecer, vejam aqui:

- é um potente antioxidante. A batata doce tem uma actividade antioxidante 3 vezes superior ao mirtilo;

 

- é uma fonte de fibra e devido a  isso melhora a saúde do sistema digestivo;

 

- tem capacidade anti inflamatória;

 

- é uma fonte vitamina C e vitamina A (beta caroteno);

 

- tem um baixo índice glicémico;

 

- não tem glúten e é de fácil digestão pela população em geral;

 

- sacia e reduz o apetite;

 

- e claro, é barata e fácil de ser cozinhada.

Benefícios para atletas:


A batata doce é um alimento escolhido por atletas como um dos alimentos número 1 da dieta. Mas porquê? A batata doce é comummente associada a pessoal que pratica musculação, e nós fazemos parte desse grupo. As razões são simples: bom alimento, barato e fácil de cozinhar. Querem melhores razões que estas para a colocarem na vossa alimentação?

Mas é um bom alimento porquê?


A batata doce é essencialmente uma fonte de hidratos de carbono (carboidratos para os brasileiros), e estes são de índice glicémico baixo. Isto significa que são de absorção lenta e isso é altamente benéfico para a nossa saúde e rendimento físico. Iremos ter uma entrega de energia mais lenta e constante, e devido a isso estamos perante a uma opção óptima para quem sofre de diabetes ou aqueles que se preocupam em ingerir fontes de hidratos de carbono amigas da estética, ou seja, alimentos que "não engordem" na gíria comum. Claro que se a quantidade for em exagero tudo engorda, mas é uma excelente fonte de energia, ideal para quem quer perder peso, ou preocupa-se em não acumular gordura e ter um estilo de vida saudável.

A batata doce emagrece?


Não. Esta é uma pergunta comum quando falamos em batata doce. Mas não, nenhum alimento faz essa magia, pelo menos que se conheça até hoje! Mas sim, a batata doce deve estar incluída numa dieta para perda de peso devido à libertação gradual de energia que provoca, sendo por esta razão provável que exista acumulação de gordura quando seguimos uma dieta equilibrada, e claro, sacia bastante tornando a dieta mais fácil de seguir, pois não iremos sentir aquele apetite voraz com facilidade.

Como cozinhar a batata doce?


Há imensas formas de o fazer. Sendo o mais comum cozer em água ou assá-la no forno. Podemos também fazer no microondas. Cá em casa gostamos de a comer formas diferentes: o Gonçalo gosta de a cozer em água, já a Tatiana é fã de fazer chips de batata doce no forno. E as chips são muito fáceis de serem feitas. Basta cortar em rodelas bem finas e temperar a gosto. Por norma usamos sal e paprika apenas. A vantagem de assar em formato de chips é a velocidade de confeção, pois ficam prontas bem rapidamente.

Aqui na Scoop by Scoop como gostamos de inventar na cozinha, temos algumas formas alternativas de cozinhar a Batata Doce, vejam aqui as nossas Receitas Saudáveis:
-Cheesecake de Batata Doce​ - Receita
-Sorvete/Gelado de Batata Doce​ - Receita
-Bolo de Morango e Batata Doce​ - Receita

-Bolo Proteico de Batata Doce​ - Receita

-Panquecas de Batata Doce​ - Receita

-Suflé de Batata Doce​ - Receita